Entre as novidades, temos SUV a diesel que será feito pela GWM no Brasil e picape que servirá de base para a nova Amarok; veja O Salão do Automóvel de Xangai é um dos maiores eventos do segmento no mundo, palco de inovação e, sem dúvidas, muitas novidades. Não à toa as mais de 50 marcas presentes no evento aproveitam a visibilidade da exposição para apresentar seus mais recentes lançamentos.
Autoesporte esteve na China e trouxe cobertura especial do Salão de Xangai. Foi um exaustivo, porém recompensador trabalho de apuração. E aqui neste texto mostramos justamente parte do que descobrimos em território asiático. Listamos 10 carros expostos no evento que, futuramente, virão (ou têm grandes possibilidades de vir) para o Brasil. Confira!
BYD Denza B3
BYD Bao B3 já foi registrado no Brasil
Cauê Lira/Autoesporte
O inédito Bao 3 chegará ao mercado brasileiro para inaugurar a linha de SUVs de estilo aventureiro da BYD, inserindo a marca em mais um importante nicho. Deve desembarcar no país entre o fim de 2025 e o início de 2026 e, por aqui, atenderá pelo nome de Denza B3.
O modelo já foi registrado no Brasil junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), e viralizou recentemente por trazer uma inusitada plataforma para drones no teto — recurso que também aparece nas patentes brasileiras.
No exterior, o B3 vem equipado com uma dupla de motores elétricos alimentados pela bateria de íons de lítio de 78,7 kWh. Cada um é posicionado em um eixo, garantindo tração integral. O propulsor da dianteira entrega 148 cv e o da traseira 268 cv. A autonomia é de 500 km no ciclo chinês, mais otimista que o padrão brasileiro.
FAW Bestune 07
FAW Bestune 07 tem 4,71 metros de comprimento
André Paixão/Autoesporte
Embora tímida globalmente, a FAW é uma gigante na China e tem parcerias com outras grandes fabricantes estrangeiras, como Audi, Toyota e Volkswagen. Com mercado consolidado na terra natal, a montadora planeja expandir seus tentáculos para o Brasil, trazendo duas de suas marcas. Entre elas está a Bestune.
Um dos prováveis lançamentos da marca é o Bestune 07, um SUV com porte similar ao de um BYD Song Plus ou de um GWM Haval H6. O utilitário esportivo tem 4,71 m de comprimento e entre-eixos na casa de 2,80 m. Combinando um motor 1.5 a outro elétrico (dados de potência não foram revelados), promete autonomia perto de 2.000 km.
Hongqi HS9
HS9 pode marcar estreia da Hongqi no Brasil
André Paixão/Autoesporte
Como já dito previamente, outra marca que a chinesa FAW pretende trazer para o país é a Hongqi, sua divisão de luxo. A marca poderia vender em nosso país, por exemplo, o HS9. O SUV grande de sete lugares brigaria em um segmento mais nichado no Brasil.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
GWM Haval H9
GWM Haval H9 dianteira esquerda
Divulgação/GWM
Após atrasos e muita expectativa, a GWM finalmente iniciará a produção de carros no Brasil, na fábrica de Iracemápolis (SP), interior paulista. Entre as primeiras produções da fabricante, está o GWM Haval H9. Os preços devem ficar entre R$ 350 mil e R$ 400 mil.
O SUV deverá ter motor 2.4 turbodiesel derivado da picape GWM Poer, que rende 186 cv de potência e 48,9 kgfm de torque. Entretanto, a fabricante diz que as especificações devem ser revisadas no Brasil para uma entrega de números maiores. O câmbio é automático de nove marchas e a tração 4×4 sob demanda, com diferenciais dianteiro, central e traseiro.
Em relação ao nome, ainda não está certo se a GWM manterá o nome Haval H9 ou se transformará o SUV em um modelo da linha Tank, mais voltada ao off-road.
Jaecoo 8
Jaecoo 8 será rival do Jeep Commander no Brasil
Cauê Lira
Há alguns meses, Autoesporte publicou que a Caoa Chery pretendia vender o Tiggo 9 no Brasil. O mesmo carro chegará ao país pela Omoda Jaecoo, mas com o nome Jaecoo 8. A previsão é que o lançamento aconteça em 2026, sem uma data específica.
Pelo porte avantajado, o SUV médio deve ser o veículo mais caro da marca chinesa. No entanto, a Omoda Jaecoo ainda avalia a possibilidade de adiar o seu lançamento para 2027. O utilitário esportivo de sete lugares já está disponível em alguns mercados internacionais. Tem 4,82 metros de comprimento, 1,90 m de largura, 1,69 m de altura e 2,82 m de entre-eixos. Em proporções, será rival do Jeep Commander no Brasil.
Por ser um modelo mais sofisticado, oferece equipamentos como regulagens elétricas nos bancos traseiros e teto solar panorâmico nos pacotes mais completos. O porta-malas tem capacidade para transportar 340 litros na disposição para cinco ocupantes.
Quanto ao conjunto mecânico, duas opções estão disponíveis globalmente: 1.5 turbo com sistema híbrido plug-in, entregando 257 cv e 39,5 kgfm de torque; e um motor 2.0 turbo a gasolina, com 265 cv e 40,5 kgfm. No primeiro caso, o câmbio é do tipo DHT (“Dedicated Hybrid Transmission”), com três marchas e múltiplas variações. No pacote sem eletrificação, o câmbio é automático de oito marchas.
A escolha de cada motorização depende dos mercados regionais. Em países árabes, por exemplo, o modelo é vendido apenas com motor a combustão. No Brasil, a marca deve focar na versão PHEV para reforçar sua proposta sustentável. Este tem sido um diferencial das marcas chinesas contra as fabricantes ocidentais.
Leapmotor B01
Leapmotor B01 utiliza arquitetura do B10 e tem 2,73 m de entre-eixos
Divulgação
Além dos já confirmados para o Brasil B10 e C10, a Leapmotor nos agracia com o lançamento do B01 em Xangai — este que também pode ser vendido por aqui. O sedã da marca chinesa tem, vale frisar, porte de Toyota Corolla e BYD King.
Se ficou curioso, aqui estão as dimensões do sedã elétrico: 4,7 metros de comprimento, 1,88 m de largura, 1,49 m de altura e 2,73 m de entre-eixos. O modelo, vale destacar, utiliza a mesma arquitetura Leap 3.5 do B10.
Ao menos no exterior, o Leapmotor B01 será comercializado em duas versões, ambas com único propulsor. A distinção se encontra na potência: 180 cv na opção de entrada e 217 cv na configuração mais cara. As baterias têm capacidade de 56 kWh e 67 kWh. A autonomia no ciclo chinês é de até 650 km.
Leapmotor B01 tem entre-eixos de 2,73 metros
Divulgação
Lynk&Co 01
Lynk & Co 01 será o primeiro carro da marca à venda no Brasil
Divulgação
Autoesporte apurou com exclusividade que o Lynk & Co 01 será o 1º carro da marca à venda no Brasil, com chegada prevista para 2026. O modelo deve ser rival do BYD Song Plus Premium e, justamente por isso, estima-se que chegue às lojas com preço na faixa dos R$ 300 mil.
O modelo tem opções a combustão, híbrida ou elétrica. Para o Brasil, a opção escolhida deverá ser a híbrida plug-in. Assim, estamos falando de um SUV que une um motor 1.5 turbo de três cilindros a um elétrico, resultando em 261 cv de potência e 43,3 kgfm de torque combinados. A autonomia no modo elétrico varia entre 50 e 80 km, dependendo do mercado onde o veículo é homologado. Detalhes como versões e lista de equipamentos do 01 a ser vendido no Brasil ainda estão em estudo.
Omoda 3
Omoda 3 é inspirado no Lamborghini Urus, mas deve concorrer em segmento de volume
Autoesporte
Mesmo inspirado no Lamborghini Urus, o Omoda 3 será o carro mais barato da marca chinesa, e terá rivais como Volkswagen T-Cross e Hyundai Creta. O lançamento em nosso mercado acontecerá em 2027.
A Omoda Jaecoo não revelou detalhes do conjunto mecânico do novo SUV. No entanto, Autoesporte ouviu de concessionários que existe o plano de desenvolver uma versão com motor 1.0 turbo para concorrer em um segmento de volume. Dessa forma, o propulsor teria algo em torno de 130 cv de potência.
Saic Maxus Terron 9 / Volkswagen Amarok
A Maxus Terron 9, da chinesa Saic, será utilizada como base da nova geração da Amarok a partir de 2027. No entanto, Autoesporte apurou que a picape chinesa também deverá ser lançada com sua própria marca no Brasil. A previsão é que isso aconteça ainda em 2025.
A picape média Terron 9 chegará com motorização turbodiesel. Estamos falando de um quatro-cilindros 2.5 que entrega 224 cv de potência e 53 kgfm de torque — mais do que qualquer concorrente com propulsor similar. Além disso, o câmbio é sempre automático de oito marchas, com tração 4×4 sob demanda.
Zeekr 7X
Zeekr 7X tem porte de Tesla Model Y
Divulgação
A Zeekr pretende lançar em breve o 7X no Brasil. O modelo elétrico, que foi lançado na China em agosto de 2024, é feito sobre a plataforma SEA (Sustainable Experience Architecture) e tem porte de Tesla Model Y, além de seguir a mesma pegada minimalista.
O Zeekr 7X tem design futurista e promete alto desempenho. É equipado com dois motores elétricos, um no eixo traseiro (com 421 cv) e outro dianteiro (224 cv). Com esse conjunto, a potência combinada é de 645 cv, e o torque é de 72,4 kgfm. Além disso, o SUV tem um pacote de baterias de 75 kWh e 100 kWh. No primeiro, o chamado Golden Brick de lítio e fosfato rende autonomia de 605 km no ciclo CLTC.
Quanto aos preços, quando comparado com o mercado europeu— onde deve chegar no final do ano — o SUV pode ser vendido por cerca de R$ 500 mil no Brasil.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More