Lista de veículos descontinuados tem SUVs compactos, dois modelos da Renault e até um ícone mundial O ano de 2024 não ficou marcado apenas por uma série de lançamentos e investimentos recorde na indústria automotiva. Várias marcas promoveram uma atualização em suas linhas, tirando de linha modelos consagrados (e alguns que já não vendiam mais tanto).
A Chevrolet, por exemplo, resolveu ceifar, de uma só vez, cinco modelos, incluindo o icônico Camaro, que se despede em todo o mundo à espera de uma nova geração – possivelmente, elétrica. Além dele, Cruze (hatch e sedã) e Bolt (hatch e SUV) também deram adeus ao mercado brasileiro.
O Renault Logan, um dos sedãs mais bem sucedidos do país nos últimos anos, também deixou de ser produzido e vendido. Menos exitoso, o Citroën C4 Cactus marcou o fim dos projetos da extinta PSA. Veja a seguir 10 modelos que saíram de cena neste ano:
Caoa Chery iCar
Caoa Chery iCar saiu de linha depois de ter apenas 63 unidades emplacadas em 2024
Renato Durães
O menor carro elétrico do país teve as últimas unidades emplacadas em novembro. Ao todo, em 2024, apenas 63 iCar foram vendidos pela Caoa Chery. Com o fim dos estoques já em julho, a rede da marca sino-brasileira até “queimou” os últimos exemplares por menos de R$ 80 mil. Mesmo assim, parece que os pátios só ficaram vazios, mesmo, em meados de novembro.
Com a chegada dos BYD Dolphin e Dolphin Mini, ficou difícil justificar a compra de um modelo menor, menos potente e com alcance mais baixo, como o iCar.
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Subaru XV
Subaru XV não recebia mudanças há anos no Brasil
Divulgação
Sim, a Subaru ainda está no Brasil. No entanto, a marca japonesa, representada pela Caoa há mais de 25 anos, passa longe de viver os melhores momentos por aqui. Atualmente, têm apenas duas concessionárias em operação: uma em São Paulo, outra em Brasília.
A linha de produtos, antes recheada, foi minguando até restar apenas o SUV Forester. Isso porque em 2024 a Caoa tirou de linha o crossover XV. Ao todo, apenas 16 unidades do modelo foram emplacadas: sete em abril, outras sete em junho e as duas últimas em setembro.
Chevrolet Cruze
Chevrolet Cruze Sport6 deixou de ser produzido no final de 2023
Divulgação
O Cruze estava na iminência de sair de cena no mercado brasileiro com o fim da produção na Argentina em dezembro de 2023. As poucas unidades emplacadas este ano eram provenientes de estoques na rede de concessionárias, que, aparentemente, foram zerados em agosto, quando o modelo sumiu do site oficial da Chevrolet.
Com isso, as versões hatch (conhecida como Sport6) e sedã encerraram uma trajetória de 13 anos e duas gerações por aqui.
Citroën C4 Cactus
Citroën C4 Cactus também matou o motor 1.6 EC5 no Brasil
Divulgação
Lançado no mercado brasileiro em 2018, ainda sob a gestão PSA, o C4 Cactus se despediu oficialmente no último mês de 2024. Oficialmente, a justificativa é abrir espaço para o Basalt, uma das estreias do ano que se encerra e cujos preços estavam bem próximos aos praticados pela Citroën para o compacto.
A despedida do C4 Cactus também representou o fim dos modelos projetados pela extinta PSA, que se fundiu com a antiga FCA para dar origem à Stellantis em meados de 2021. Quem deu adeus juntamente com o Cactus foi o veterano motor 1.6 16V EC5 flex, que também equipava a antiga geração do Peugeot 2008 aposentada em 2024.
Toyota Yaris sedã
Toyota Yaris sedã deixou de ser produzido para abrir espaço na linha de montagem para o Yaris Cross
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Mesmo com vendas ainda relevantes, o Yaris foi descontinuado na carroceria sedã pela Toyota em 2024. O motivo é simples: abrir espaço para a chegada do Yaris Cross, SUV compacto bem mais moderno e que será fabricado em Sorocaba (SP) com a tecnologia híbrida flex.
A família Yaris estreou no Brasil em junho de 2018 para preencher a lacuna existente entre o Etios e o Corolla. Recebeu poucas atualizações ao longo dos anos e uma discreta reestilização foi lançada em meados de 2022. Por ora, resta apenas o hatch.
Chevrolet Bolt e Bolt EUV
Chevrolet Bolt EV e Bolt EUV saíram de linha em 2024
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O Bolt EUV protagonizou um caso curioso em 2023, já que estreou no Brasil em junho do ano passado com data marcada para se despedir.
Tudo porque a Chevrolet havia confirmado o fim da produção do modelo nos Estados Unidos para dezembro daquele ano. A ideia era abrir espaço para a fabricação de SUVs elétricos feitos sobre a plataforma Ultium, como Equinox EV e Blazer EV – ambos lançados no Brasil neste ano.
Assim, um lote de apenas 200 unidades foi anunciado pela GM para cá. Apesar da vida breve, a Chevrolet não realizou ações de venda específicas para o Bolt EUV. Resultado: algumas unidades 0 km ainda estão nos estoques das concessionárias. Além dele, o Bolt hatch também deixou de ser produzido e vendido no Brasil.
Renault Logan
Renault Logan 2020 teve até versão com suspensão elevada
Divulgação
O Logan foi um dos carros mais longevos da história recente da Renault no país. Lançado em 2007, teve duas gerações em 17 anos de existência e marcou a “era Dacia” por aqui.
Dono de um projeto simples e barato, o sedã chamava mais atenção por virtudes como o generoso espaço interno do que pelo design – sobretudo na primeira geração. A história mudou significativamente nos últimos meses de 2013, quando o repaginado Logan foi revelado.
Com a despedida do sedã, a Renault não tem um sedã em sua gama de produtos pela primeira vez desde 2000.
Hyundai Creta Action
Hyundai Creta Action 1.6 não atenderia às normas mais recentes de emissões
Divugação
Apesar da chegada da segunda geração do Creta em 2021, o antigo SUV foi mantido em linha como uma opção de entrada nos utilitários esportivos da Hyundai e ainda ganhou o sobrenome Action.
Entretanto, a profunda reestilização realizada no Creta em 2024 marcou o fim da linha para o Creta Action, que levou consigo o motor 1.6 16V flex. Com isso, quem quiser um SUV compacto da Hyundai precisa se contentar (ao menos por enquanto) com a versão Comfort, que começa em R$ 141.890.
Chevrolet Camaro
Chevrolet Camaro poderá voltar como um esportivo elétrico
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O ano de 2024 ficará marcado na memória dos fãs de carros esportivos pelo fim da produção do Camaro no mundo inteiro.
Pelo menos a Chevrolet realizou uma despedida digna de seu ícone no Brasil com a série Collection, que teve tiragem limitada a 125 unidades. Todas são movidas pelo motor 6.2 V8 de 461 cv e 62,9 kgfm de torque máximo.
Renault Stepway 1.6
Renault Stepway sobrevive apenas com motor 1.0
Bruno Guerreiro/Autoesporte
O fim da produção do Stepway com motor 1.6 era aguardado com a chegada do Kardian em 2024. Entretanto, a despedida só se confirmou em julho, quando o novo SUV (que foi eleito o Carro do Ano 2025) já estava nas lojas.
Um dos motivos da saída é que o Stepway 1.6 custava mais caro do que a versão de entrada do Kardian. Enquanto a novidade partia de R$ 112.790 na versão de entrada Evolution, o Stepway Iconic 1.6 CVT era vendido por R$ 117.690.
O Stepway, porém, segue em linha exclusivamente com a motorização 1.0 para encarar o Citroën C3.
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